quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dúvida


Já trabalhei em escola MEGA tradicional. Sofri...tinha a sensação de emburrecer a cada dia. Era obrigada a coibir risadas, travessuras, brincadeiras. TUDO era considerado fora de hora pela professora regente. Eu, estagiária, acatava, né? A minha turma era aquela que tinha as crianças mais bem comportadas, as mais quietas. Desejos milimetricamente adequados à margem.E as "filas"? Soldadinhos de chumbo...em riste, peitos estufados e musiquinha...de fila! Professora respeitada, muitos pais satisfeitos com os filhos postos na linha. E crianças tolidas em toda a sua naturalidade.

Já trabalhei em escola construtivista também. Liberdade com incentivo à consciência e à organização do próprio corpo, do próprio espaço e do espaço do outro.Mas não vou ser hipócrita em dizer que, em muitas vezes, não beira à bagunça. BEIRA SIM SENHOR. E muito! Dá vontade de sair correndo. Eu mesma não segurei muito a onda de ter crianças tão "à vontade" sob a minha batuta. Dá medo.Acho um trabalho bonito, acho muito mais engrandecedor, para aluno e professor, esse tipo de conduta baseada no respeito e não na ordem. Mas é difícil, e é preciso paciência para adquirir segurança.



Meio termo é bom, né? Porque a gente até pode ser construtivista e lançar mão de umas musiquinhas pra domar os pimpolhos, né? E vice-versa! Problema nenhum! Cada um encontra a seu prórpio método de ensinar. Para quê nos prendermos a rótulos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário